Notícias
NOTICIAS DA REGIÃO MÊS DE AGOSTO / 2017 PDF Imprimir E-mail
Sex, 04 de Agosto de 2017 15:36

agenda

NOTICIAS DA REGIÃO MÊS DE AGOSTO / 2017

 

REUNIÃO DA COORDENAÇÃO DE PASTORAL DA REGIÃO

No dia 05 de agosto na Sede da Região realizar-se-á reunião da Equipe de Coordenação. A mesma tem como objetivo encaminhar as ações agendadas para o mês de agosto e planejar a reunião do Conselho de Pastoral.

 

MÃE RAINHA

Será realizada no dia 05 de agosto de 08h00 as 11h00 na Sede da Região em Guanacés, reunião da Equipe da Mãe Rainha. A mesma tem como objetivo fortalecer a espiritualidade das Equipes que atuam nas paróquias e estudo.

 

ENCONTRO DO CLERO DA REGIÃO

Acontecerá no dia 10 de Agosto (quinta-feira) Encontro do Clero na Sede da Região em Guanacés de 08h30 as 12h00. O referido encontro tem como objetivo refletir a ação pastoral da Região em vista da dinamização das urgências da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

 

ENCONTRO COM AS COORDENAÇÕES PAROQUIAIS DE CATEQUESE

Acontecerá no dia 12 de Agosto de 08h00 as 12h00 na Sede da Região em Guanacés, encontro com as coordenações paroquiais de catequese. O mesmo tem como objetivo refletir a ação catequética das paróquias em vista a dinamização e implantação da Catequese com Inspiração Catecumenal de todas as catequeses. Refletir ainda o dia do Catequista o qual será realizado em nível de Arquidiocese com a realização da I Romaria de Catequese na Região Episcopal Nossa Senhora da Palma em Baturité.

 

FORMAÇÃO MISSIONÁRIA

Tendo em vista a preparação da Visita Pastoral Missionária será realizado no dia 12 de agosto na Paróquia Jesus, Maria e José – Beberibe, encontro com representantes das Equipes Missionárias das paróquias no horário de 08:30 as 11:00 na sede da paróquia. O mesmo tem como objetivo planejar e estudar temas relacionados à visita Pastoral Missionária a qual se realizará no mês de novembro na referida paróquia. O mesmo contará com a coordenação do Pe. Guilherme responsável pela animação missionária da Região e Pe. Cláudio, pároco de Beberibe.

 

ESCOLA DE FORMAÇÃO

Será realizado no dia 19 de Agosto em Guanacés de 08h00 as 15h00 na Sede da Região mais uma etapa da Escola de Formação. Dando continuidade o aprofundamento do Eixo Bíblico onde a assessoria trabalhará chaves de leitura para compreender os Livros Proféticos.

 

ENCONTRO VOCACIONAL PARA A VIDA RELIGIOSA E SACERDOTAL

Realizar-se-á no dia 19 de Agosto (sábado) de 08h00 as 12h00 Encontro Vocacional para Vida Religiosa e Sacerdotal. O mesmo acontecerá no Salão Paroquial da Igreja Matriz em Guanacés de 08h00 as 12h00.

 

ENCONTRO COM OS/AS SECRETÁRIOS/AS PAROQUIAIS

No dia 21 de Agosto (segunda-feira) de 08h30 as 12h00 na Sede da Região em Guanacés, realizar-se-á Encontro com os/as Secretários/as Paroquiais. O mesmo será assessorado pelo secretário da Cúria, Sr. Júnior com o tema Rotinas Administrativas Paroquiais.

 

CONSELHO DE PASTORAL

Será realizado no dia 26 de Agosto na Sede da Região Reunião Ordinária do Conselho de Pastoral, na oportunidade será refletido a Doutrina Social da Igreja assessorado pelo Pe. Valternilo e após estudo será feita a apresentação da avaliação do Plano de Pastoral Arquidiocesano, conforme encaminhamentos apresentados em junho.

 

Confira a agenda abaixo:

agenda-regiao-agosto-2017

Maria Erivan

Secretária

 

 
NOTICIA DA REGIÃO MÊS DE JUNHO / 2017 PDF Imprimir E-mail
Qua, 14 de Junho de 2017 09:52

agenda

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DE PASTORAL

Aconteceu no dia 03 de junho reunião Extraordinária do Conselho de Pastoral da Região na sede da Região em Guanacés no horário de 08h00 as 11h00. A mesma teve como objetivo refletir pelo senhor arcebispo Dom José Antônio as quais deverão ser apresentadas em reunião com o senhor governador Camilo Santana, a saber: a Convivência com o Semiáriado, a questão da segurança pública e a saúde. Estiveram presentes as paróquias de São João Batista – Horizonte; Santa Teresinha do Menino Jesus – Chorozinho, Nossa Senhora da Conceição – Cascavel; Nossa Senhora da Saúde – Caponga; Nossa Senhora da Penha – Sucatinga, Nossa Senhora das Graças – Pindoretama; São Francisco de Assis – Tapera e a Área Pastoral São João Batista – Jacarecoara.

 

ENCONTRO DO CLERO

Será realizado no dia 08 de junho (quinta-feira) Encontro do Clero da Região no Centro de Pastoral em Pacajus de 08h30 as 12h00. O referido encontro tem como objetivo fortalecer a comunhão, favorecer a convivência e partilha da vida sacerdotal.

 

ENCONTRO DA PRIMEIRA URGÊNCIA

Será realizado no dia 10 de junho de 08h00 as 11h00 na Sede da Região em Guanacés encontro da primeira urgência da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, Igreja em estado permanente de missão. O mesmo tem como objetivo refletir a dimensão misisonária e preparar a Visita Pastoral Missionária e a Missão Jovem. Pe. Guilherme, vigário paroquial da Paróquia São João Batista em Horizonte assessora o referido encontro.

 

PRIMEIRO ARRAIÁ DA PRAIA

Será realizado no dia 10 de junho em Guanacés na Sede da Região de 17h00 as 21h00 o Primeiro Arraiá da Praia com a presença dos agentes de pastoral das paróquias. A realização do referido evento visa responder uma das ações proposta pela quarta urgência da ação evangelizadora comunidade de comunidades, que propõe maior convivência dos agentes de pastoral, fortalecendo o sentido de pertença e a união das paróquias. Na oportunidade teremos barracas, jogos, pescaria, sorteio e como não pode faltar num arraiá que se preze um belo e autêntico forró pé de serra.

 

ESCOLA DE FORMAÇÃO

Será realizado no dia 17 de junho em Guanacés de 08h00 as 15h00 na Sede da Região mais uma etapa da Escola de Formação. Dando continuidade o aprofundamento do Eixo Bíblico onde a assessoria trabalhará chaves de leitura para compreender os Livros Sapiências.

 

ENCONTRO DO MESC

Acontecerá no dia 17 de junho as 19h00 na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Cascavel a Investidura dos novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão das seguintes paróquias: São José de Ribamar – Aquiraz, São Francisco de Assis – Tapera; Nossa Senhora das Graças – Pindoretma; Nossa Senhora da Saúde – Caponga; Nossa Senhora da Conceição – Cascavel; Jesus, Maria, José – Beberibe; Nossa Senhora da Penha – Sucatinga; Bom Jesus dos Navegantes – Parajuru; São José – Alto Luminoso; Nossa Senhora da Conceição – Guanacés; Área Pastoral São Pedro e São Paulo – Capim de Roça; São João Batista – Aruarú; São Luiz Gonzaga- Pitombeiras; Santa Teresinha do Menino Jesus – Chorozinho e Área Pastoral São João Batista - Jacarecoara. Esta turma é a primeira que fez o processo de formação em nível de Região conforme orientação Arquidiocesana. O rito de investidura dos novos ministros se dará em celebração eucarística presidida pelo senhor arcebispo Dom José Antonio.

 

ENCONTRO VOCACIONAL PARA A VIDA RELIGIOSA

Será realizado no dia 18 de junho de 08h00 as 12h00 Encontro Vocacional para Vida Religiosa. O mesmo acontece na Sede da Região em Guanacés de 08h00 as 12h00.

 

ENCONTRO COM OS/AS SECRETÁRIOS/AS PAROQUIAIS

Será realizado no dia 19 de junho de 08h30 as 12h00 na Sede da Região em Guanacés, Encontro com os/as Secretários/as Paroquiais. O referido encontro tem como objetivo refletir e partilhar o trabalho dos/as secretários/as nas secretárias paróquias.

 

COSNELHO DE PASTORAL

Será realizado no dia 24 de junho na Sede da Região Reunião Ordinária do Conselho de Pastoral, na oportunidade será refletido a Doutrina Social da Igreja assessorado pelo Pe. Valternilo e após estudo serão discutidos assuntos relativos às ações da Região em vista a dinamização do Plano de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza.

 

Maria Erivan

Secretária

 
Significado da Festa de Corpus Christi PDF Imprimir E-mail
Nesta quinta-feira, 07, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 – 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

cw17

Quinta-feira, 15 de Junho, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 – 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

Leia mais...
 
Convite: Paixão de Cristo em Horizonte PDF Imprimir E-mail
Seg, 10 de Abril de 2017 11:58
Paixao_de_Cristo_Horizonte_2017
 
Tema e lema da Campanha da Fraternidade 2017 PDF Imprimir E-mail
Sex, 17 de Março de 2017 14:40
Foi definido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2017. A CF 2017 deste ano será sobre: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, tendo como lema “Cultivar e guardar a Criação”.
O assunto para definir a criação do tema e do lema foi discutido em uma das reuniões do Grupo de Assessores (GA) d CNBB, que foi realizada no dia 2 de maio deste ano.
Ainda sobre a Campanha da Fraternidade de 2017, o secretário-adjunto da pastoral, o Padre Antônio Catelan, explicou que na reunião que teve, o grupo teve a oportunidade de fazer o primeiro estudo sobre o texto da CF 2017. “Em geral, o texto que é apresentado, passa por várias revisões e esse é o primeiro contato feito por nós”, afirmou o Padre Antônio.

cartaz-campanha-da-fraternidade-2017-212x300

Foi apresentada há poucos dias atrás o Texto-base da Campanha da Fraternidade 2017, através de uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O texto que terá como uma proposta principal dar uma ênfase maior a diversidade de cada bioma e criar as relações respeitosas com a vida e a cultura de todos os povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho. A Campanha da Fraternidade 2017 tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da visa” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

 

CARTAZ CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017:

O cartaz da CF 2017 mostra o mapa do Brasil em imagens características de cada região do país, evidenciando a beleza natural do país, onde pode ser identificado os seis biomas brasileiros. O cartaz também mostra o cenário, com os personagens principais, os povos originários; os pescadores e o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Não podemos esquecer de citar também a preocupação e o alerta para os perigos da devastação em curso, despertando a atenção da população brasileira para a criação de Deus.

Leia mais...
 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

Página 2 de 48

Parceiros

Banner
Banner

Sites Indicados

CNBB Brasil
Site da CNBB no Brasil.

Site da paróquia de Pacajus
Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Arquidiocese Fortaleza
Site da Arquidiocese de Fortaleza.

Blog da Paróquia Beberibe
Site da paróquia, confira.

Paulinas Online
Site das lojas Paulinas.
Blog da Paróquia de Cascavel
Notícias e muito mais.

Catequese Católica
Site com muita informação sobre catequese.

Site de Aruaru-Morada Nova-CE
Paróquia São João Batista.

Caponga
Site da paróquia de Caponga

Pessoas Online

Nós temos 43 visitantes online

Visitas até o momento

Visualizações de Conteúdo : 119722